sábado, 2 de julho de 2011

Controle e Avaliação de Sistemas


 Uma breve definição do assunto, suas utilidades e caracteríscas:

O papel desempenhado pela função controle e avaliação para o analista é, basicamente, acompanhar o desempenho dos sistemas de informações gerenciais, da estrutura organizacional e dos métodos, rotinas e procedimentos administrativos, por meio da comparação entre as situações alcançadas e as previstas; 

A função controle e avaliação para os sistemas de informações gerenciais, a estrutura organizacional, bem como os métodos, as normas e os procedimentos da empresa têm algumas finalidades mencionadas a seguir: 

·          Identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, com a finalidade de corrigi-los e de evitar sua reincidência; 
·         Fazer com que os resultados obtidos com a realização das operações estejam, tanto quanto possível, próximos dos resultados esperados e possibilitem o alcance dos objetivos previamente estabelecidos; 
·         Fazer com que a empresa trabalhe de forma mais adequada; e proporcionar informações gerenciais periódicas, para que seja rápida a intervenção no desempenho do processo.

Existem dois conceitos básicos inerentes à idéia de controle e inerentes à idéia de controle e avaliação, a saber:

·         A eficiência, que se refere à otimização dos recursos utilizados para a obtenção dos resultados;
·         A efetividade, que se refere à relação entre os resultados alcançados e os objetivos propostos ao longo do tempo.

Na consideração das informações que são necessárias ao controle e avaliação da estrutura organizacional e dos métodos, rotinas e procedimentos, devem-se analisar alguns aspectos: 

·         Os tipos de informação;
·         A freqüência das informações;
·         A qualidade das informações;
·         As fontes das informações.

Existem alguns aspectos que podem prejudicar a eficiência, a eficácia e a efetividade do sistema de controle e avaliação, tais como:

·         Lentidão e deficiência nas informações;
·         Insuficiência de informações;
·         Sistemas de controles complicados;
·         Planos mal elaborados e mal implantados;
·         Estrutura organizacional inadequada.

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